PD Exchange in Environment and Society at CENA/USP

Scholarship Opportunities

No: 894
Title: PD Exchange in Environment and Society at CENA / USP
Field: Interdisciplinary
No. FAPESP process:
14 / 50628-9
Project title: Food Security and Land Use
Area of expertise: Environment and Society
Principal Investigator: Luiz Antonio Martinelli
Unit / Institution: CENA / USP
Deadline for registration: 10/12/2015
Published: 09/14/2015

The postdoctoral wave falls in the studies to be developed by the project “Food Security and Land Use: The Telecoupling Challenge”, funded by FAPESP and led by researchers Luiz Antonio Martinelli, of the Center for Nuclear Energy in Agriculture (USP), Matthew Batistella, Embrapa, and Leila da Costa Ferreira, the Institute of Philosophy and Human Sciences and the Center for Environmental Studies and Research (Unicamp). This research aims to understand the direct and indirect effects of trade in commodities and their feedbacks on security food and land use.The post-doc will show experience in compiling and collect socioeconomic and environmental data on local scales, regional, national and international to quantify various factors affecting feedbacks between food security and land use. For more information click here

Oportunidades de bolsas

Nº: 894
Título: Bolsa de PD em Ambiente e Sociedade no CENA/USP
Área de conhecimento: Interdisciplinar
Nº do processo FAPESP:
14/50628-9
Título do projeto: Segurança Alimentar e Uso da Terra
Área de atuação: Ambiente e Sociedade
Pesquisador principal: Luiz Antonio Martinelli
Unidade/Instituição: CENA/USP
Data limite para inscrições: 12/10/2015
Publicado em: 14/09/2015

A vaga de pós-doutorado se insere nos estudos a serem desenvolvidos pelo projeto “Food Security and Land Use: The Telecoupling Challenge”, financiado pela Fapesp e liderado pelos pesquisadores Luiz Antônio Martinelli, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (USP), Mateus Batistella, da Embrapa, e Leila da Costa Ferreira, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (UNICAMP).

Essa pesquisa tem como objetivo entender os efeitos diretos e indiretos do comércio de commodities e seus feedbacks na segurança alimentar e no uso da terra.

O pós-doc deverá mostrar experiência em compilar e coletar dados socioeconômicos e ambientais em escalas locais, regionais, nacionais e internacionais para quantificar vários fatores que afetam feedbacks entre segurança alimentar e uso da terra.

Também deve ter capacidade para analisar e sintetizar dados multiescala com a finalidade de entender as relações entre os diversos fatores de modo a facilitar a modelagem baseada em agentes.

O pós-doc colaborará com o grupo de pesquisdores brasileiros e das demais nações envolvidas na pesquisa, como Estados Unidos, Reino Unido e China.

Espera-se que o pós-doc tenha disponibilidade para viagens nacionais e internacionais para coletas de dados e participação em reuniões científicas; seja capaz de trabalhar com outros membros da equipe para facilitar pesquisas de campo, elaboração e aplicação de entrevistas com stakeholders; mantenha contato profissional com as equipes da Unicamp, USP e Embrapa; e visite os grupos que lideram a pesquisa em âmbito internacional, por alguns meses ao ano, em Michigan (EUA), Oxford (RU) e Beijing (China), para planejar atividades e colaborar com a publicação dos resultados das pesquisas.

Entre outros requisitos, o candidato deve ter experiência com pesquisas sobre uso da terra, sensoriamento remoto, geotecnologias, trabalho de campo na área de ambiente e sociedade, comprovada proficiência nos idiomas português e inglês, experiência com pesquisa em banco de dados geoespaciais (coleta, análise e processamento de dados), estatística e conhecimento sobre o mercado internacional de commodities e a inserção do setor agropecuário brasileiro no cenário global.

O processo de seleção ocorrerá em duas etapas. Na primeira, o candidato terá seu perfil avaliado por meio dos documentos apresentados. Na segunda, os candidatos selecionados serão submetidos a uma entrevista.

Para se inscrever, o candidato deve enviar uma carta de apresentação que justifique seu interesse no projeto, cópia da súmula curricular atualizada, cópia do certificado de conclusão do doutorado e duas cartas de recomendação para waldinei@unicamp.br. A data-limite para inscrições é 12 de outubro de 2015.

A bolsa de pós-doutorado está disponível para pesquisadores brasileiros e estrangeiros. A pessoa selecionada receberá uma bolsa de PD (valor de R$ 6.143,40 mensalmente) e uma reserva técnica com um valor de 15% do valor da mensalidade a ser usada para despesas associadas com o projeto. Se a pessoa selecionada não reside em Campinas, recursos para deslocamento estão disponíveis.

Para mais informações, consultar www.fapesp.br/bolsas/pd.

This entry was posted in Education, Job Postings, News, News - Other, Post Graduate Opportunities and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.